Base de dados : HANSEN
Pesquisa : ANTIGENO DE MITSUDA/GENET [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 9 [refinar]
Mostrando: 1 .. 9   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 9 HANSEN  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:26756
Autor:Hatagima, Ana; Opromolla, Diltor Vladimir Araújo; Ura, Somei; Feitosa, Mary Furlan; Beiguelman, Bernardo; Krieger, Henrique.
Título:No evidence of linkage between Mitsuda reaction and the NRAMP1 locus.
Fonte:Int. J. Lep;69(2):99-103, Jun., 2001. tab.
Resumo:Thirty sib-pairs were ascertained through unrelated lepromatous probands. They consisted of 22 healthy individuals and 8 leprosy patients. The Mitsuda reactions of all sibs were evaluated both macroscopically and histologically, and high molecular weight genomic DNA was extracted from the white blood cells of all sib-pairs. Three DNA polymorphisms identified by polymerase chain reaction (274C/T, D543N, 1729 + 55del4) were used as chromosome markers at the NRAMP1 locus. Sib-pair comparisons did not disclose any sign of close linkage between the Mitsuda reaction and the genetic markers. (AU)^ien.
Descritores:Antígeno de Mitsuda/genet
Antígeno de Mitsuda/imunol
Localização:BR191.1


  2 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:26387
Autor:Passos, A. C. de; Baptista, Luis; Martins, A. B. C. Nogueira; Sampaio, B. Pedral; Silveira, Homero; Marques, Armando Ribeiro.
Título:O comportamento da reação de Mitsuda em tuberculosos após becegeização oral / The behavior of the Mitsuda reaction in tuberculosis patients after oral BCG
Fonte:Rev. bras. Leprol;20(1):1-19, mar. 1952. ^btab, ^bgraf.
Resumo:Os AA. iniciam seu trabalho fazendo uma revisão bibliogr fica sôbre a cos-sensibilização aos Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae. Em seguida, falam da experiência brasileira com BCG por via digestiva, procurando demonstrar através de citações, fatos que comprovam a dissociação de alergia e imunidade. Referem à experiência de um dos autores usando a orobecegeização em portadores de dermatoses e hiperérgicos à tuberculina, nos quais observou o desaparecimento de lesões cutâneas e melhoria do estado geral, fatos interpretados como consequentes a um esforço de imunidade e dessensibilização. Procuram interpretar os casos de lepromatosos que apresentam reação de Mantoux positiva como sendo indiv¡duos que tiveram infecção tuberculosa, alergizaram-se e permaneceram alérgicos, mas perderam a imunidade de maneira a permitir a sôbre-existência da infecção leprótica. Passando ao estudo da reação da lepromona em tuberculosos, referem-se às experiências de outros e à sua no presente trabalho, depois de reveram a literatura sôbre a tolerância do BCG. O material de estudo constou de 57 doentes portadores de tuberculose pulmonar ativa, em graus diversos de evolução, todos internados no Hospital Clemente Ferreira, da Liga Paulista Contra a Tuberculose. Foi feita a reação de Mantoux a 1:10.000 (0,001 mg de tuberculina) e a 1:1.000 (0,01 mg de tuberculina), tendo encontrado 38 analérgicos e em 6 não puderam fazer a reação à tuberculina. A percentagem de tuberculina positiva foi de 74,5 por cento. Após a reação de Mantoux fizeram a de Mitsuda e, em 30 dias, verificaram em 33 doentes pápulas de diâmetro iguais ou maiores de 5 mm; em 22, pápulas inferiores e 2 foram absolutamente negativos. Os que apresentaram pápulas inferiores a 5 mm foram submetidos ao BCG, recebendo 0,20 g de vacina, de uma a três vêzes, com 7 dias de intervalo. Notaram quase iniformemente aumento de diámetro das pápulas pela ação da vacina, enquanto que nos não calmetizados houve diminuição...(AU)^ipt.
Descritores:Mycobacterium leprae/citol
Mycobacterium leprae/genet
Mycobacterium tuberculosis/citol
Mycobacterium tuberculosis/genet
Antígeno de Mitsuda/genet
Antígeno de Mitsuda/imunol
Vacina BCG/imunol
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/1952/PDF/v20n1/v20n1a01.pdf - pt.
Localização:BR191.1


  3 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:26317
Autor:Faria, J. Lopes de.
Título:Sôbre a natureza da reação de Mitsuda / On the nature of the Mitsuda reaction
Fonte:Rev. bras. Leprol;17(4):236-245, dez. 1949. .
Resumo:Nêste trabalho, o autor resume suas pesquisas realizadas com o fim de esclarecer a natureza da reação de Mitsuda. Conclue que seja de natureza inespecífica, independente de mecanismo antígeno-anticorpo e devida à resistência natural do organismo. (AU)^ipt.
Descritores:Antígeno de Mitsuda/anal
Antígeno de Mitsuda/genet
Antígeno de Mitsuda/imunol
Antígeno de Mitsuda/fisiol
Limites:Humanos
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/1949/PDF/v17n4/v17n4a02.pdf - pt.
Localização:BR191.1


  4 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:26296
Autor:C., Jorge Campos R. de.
Título:Lepromina "Ex-cadavere" / Lepromin "Ex-cadavere"
Fonte:Rev. bras. Leprol;17(2):91-96, jun. 1949. ^btab.
Resumo:Preparou-se uma lepromina do tipo bacilar, a uma concentração de 2%/oo, com bacilos de Hansen obtidos do baço e f¡gado do cadaver de um doente lepromatoso. Os estudos feitos nos pacientes lepromatosos, tuberculóides e indiferenciados, demonstraram que esta lepromina provoca reações precoces e tardias que coincidem com as reações clássicas que se observam com a lepromina bacilar preparada com nódulos cutâneos. Esta fonte de germes permitir  preparar lepromina em quentidade muito maior do que normalmente se conseguia e torna possível um melhor abastecimento deste produto aos serviços regionais de controle de doentes, comunicantes e suspeitos, em uma campanha antileprosa que atinja amplas zonas endêmicas. (AU)^ipt.
Descritores:Hanseníase/imunol
Hanseníase/fisiopatol
Antígeno de Mitsuda/uso diag
Antígeno de Mitsuda/genet
Antígeno de Mitsuda/imunol
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/1949/PDF/v17n2/v17n2a03.pdf - pt.
Localização:BR191.1


  5 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:26284
Autor:Faria, J. Lopes de.
Título:Valor do método de Faraco para coloração do bacilo de Hansen em cortes / Value Faraco method of staining the bacillus of Hansen in cuts
Fonte:Rev. bras. Leprol;17(1):18-26, mar. 1949. ^bilus, ^btab.
Resumo:O autor fez um estudo comparativo entre o método clássico de Ziehl-Neelsen e o de Faraco, para a coloração do bacilo de Hansen em cortes de parafina. Empregou o seguinte material: 36 casos de lepra pobres em bacilo; 8 lesões lepromatosas ricas em bacilo e lesões de grande número de reaões de Mitsuda. Nos 36 primeiros pacientes, a pesquisa de bacilo foi positiva em 10 no método de Ziehl-Neelsen e em 14 no de Faraco. A tabela 1 apresenta os resultados nos casos lepromatosos e em algumas lesões das reações de Mitsuda, mostrando a positividade muito maior com o processo, admitindo, porém, que seja mais efetivo nas lesões lepromatosas idosas. Nestas existem muitos bacilos não  ácido-resistentes (11), cuja ácido-resistência ‚ restabelecida pelo engorduramento (2, 10). Acha que a ação da substância gordurosa, ou oleosa, no processo de Faraco, seja por mecanismo físico ou f¡sico-qu¡mico. O autor observou, empregando o método clássico de Ziehl-Neelsen, a perda da  ácido-resistência de vários bacilos em material conservado em bloco de parafina há 5 anos (Tab. 2); e inalteração desta propriedade nos cortes do mesmo material, não corados, pegados na lâmina, feitos na ocasião da inclusão. Com o processo de Faraco, porém, não notou alteração da  ácido-resistência, apresentando igual número de bacilos corados tanto os cortes antigos, como os recentes do material conservado em bloco. (Ambos os cortes foram tomados de pontes próximos do bloco). (AU)^ipt.
Descritores:Hanseníase/imunol
Hanseníase/patol
Hanseníase/fisiopatol
Hanseníase/terap
Antígeno de Mitsuda/genet
Antígeno de Mitsuda/isol
Antígeno de Mitsuda/fisiol
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/1949/PDF/v17n1/v17n1a02.pdf - .
Localização:BR191.1


  6 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:26069
Autor:Hadler, W; Azulay, R. D.
Título:Terceiro tema: Observações fornecidas pela experimentação aplicada / Three: Remarks supplied by experimentation applied
Fonte:Rev. bras. Leprol;25(4):323-346, out-dez. 1957. ^btab.
Conferência:Apresentado em: Simp¢sio s“bre: Fundamentos para utiliza‡„o do BCG na profilaxia da lepra, Rio de Janeiro, 27- 29 Set. 1957.
Descritores:Antígeno de Mitsuda/bios
Antígeno de Mitsuda/genet
Antígeno de Mitsuda/imunol
Antígeno de Mitsuda/farmacol
Antígeno de Mitsuda/fisiol
Antígeno de Mitsuda/uso terap
Hanseníase/imunol
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/brasleprol/1957/PDF/v25n4/v25n4t03.pdf - pt.
Localização:BR191.1


  7 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24639
Autor:Oliveira, Evenilda Braga Fernandes de; Salem, Julia Ignez
Título:Analise da conversao da reacao de mitsuda nas formas multibacilares da hanseniase
An analysis of mitsuda reactions conversion in multi-bacillar forms of hansen's disease-
Fonte:Manaus; s.n; 1999. [26] p. tab, graf.
Resumo:Com o objetivo de verificar o percentual de conversao imunologica atraves da reacao de Mitsuda e realizar a analise de fatores envolvidos nesse processo, selecionou-se ex-pacientes portadores de hanseniase atendidos na Fundacao Alfredo da Matta (Manaus-AM), com as seguintes caracteristicas: forma clinica multibacilar, reacao de Mitsuda negativo no diagnostico, alta por cura no periodo de 1989 a 1993, sem tratamento especifico anterior e que fizeram uso de esquemas poliquimioterapicos (PQT) com regularidade. Os participantes foram dispostos em dois grupos conforme esquema PQT: 22 haviam feito uso do esquema da OMS (PQT/OMS), isto e, ate negativacao baciloscopica, e 24 utilizaram o esquema de duracao fixa (PQT/DF), com ingestacao de 24 doses. Todos foram reavaliados, em 1997, atraves de exame clinico-dermatoneurologico, baciloscopia da pele, grau de incapacidade e aplicacao de novo reacao de Mitsuda com posterior leitura. Constatou-se que entre os individuos classificados como portadores de hanseniase Virchowiana nao ocorreu nenhuma variacao de resposta imunologica celular, medida pela reacao de Mitsuda. Entretanto, nas demais formas e principalmente nos pacientes que fizeram uso de PQT/DF, a conversao ocorreu com maior frequencia a medida que o paciente, na classificacao de Ridley e Jopling, estava mais proximo do polo imunocompetente. Em relacao ao Indice Baciloscopico verificou-se que a negativacao baciloscopica precoce pode ter enterferido na conversao da Reacao de Mitsuda. A correlacao dos dados retrospectivos e os obtidos na reavalicao contemporanea permitiu concluir que estas conversoes, embora frequentes, nao estao relacionadas com o esquema poliquimioterapico utilizado, a presenca ou nao de reacao reversa ou com o grau de incapacidade induzido pela hanseniase. (AU).
Descritores:HANSENIASE/quimioter
HANSENIASE/imunol
HANSENIASE/fisiopatol
HANSENIASE/reabil
HANSENIASE/terap
ANTIGENO DE MITSUDA/anal
ANTIGENO DE MITSUDA/quim
ANTIGENO DE MITSUDA/genet
ANTIGENO DE MITSUDA/fisiol
QUIMIOTERAPIA COMBINADA
MYCOBACTERIUM LEPRAE/genet
 MYCOBACTERIUM LEPRAE/fisiol
 MYCOBACTERIUM BOVIS/quim
 MYCOBACTERIUM BOVIS/fisiol
Limites:ESTUDO COMPARATIVO
HUMANO
Localização:BR191.1; WC335.502.3, O6a


  8 / 9 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24505
Autor:Besiguelman, Bernardo.
Título:Genetics in leprosy.
Fonte:Hansen. int;(n.esp):111-118, Jun. 1998. tab.
Conferência:Apresentado em: Congresso da Associação Brasileira de Hansenologia, IX, Foz do Iguaçu, 04-08 junho 1997.
Descritores:HANSENIASE/congen
HANSENIASE/genet
HANSENIASE/fisiopatol
ANTIGENO DE MITSUDA/bios
ANTIGENO DE MITSUDA/genet
ANTIGENO DE MITSUDA/fisiol
Limites:RELATO DE CASO
ESTUDO COMPARATIVO
HUMANO
Localização:BR 191.1


  9 / 9 HANSEN  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-en
Id:24256
Autor:Feitosa, Mary F; Krieger, Henrique; Beiguelman, Bernardo.
Título:Genetic epidemiology of leprosy and Mitsuda reaction.
Fonte:Hansen. int;20(2):9-14, Dez. 1995. .
Resumo:The genetic mechanisms that may act on the susceptibility resistance to leprosy are reviewed, and it is stressed that although the mouse model is very attractive to humans, particularities of this diseases make difficult extrapolation. Several recent studies based on the familial distribuition of leprosy did not find a clear genetic mechanism responsible for leprosy per se, nor for the polar types of the diseases. Nevertheless, the Mitsuda reaction was shown to be a phenotype determined by a major gene with a high level of dominance. It is empahasized that the research should now be focused on mapping the gene responsible for the variabillity exhibited by the late reaction to lepromin inrademally injected. (AU).
Descritores:HANSENIASE/epidemiol
HANSENIASE/genet
HANSENIASE/fisiopatol
ANTIGENO DE MITSUDA/genet
ANTIGENO DE MITSUDA/imunol
ANTIGENO DE MITSUDA/fisiol
Limites:ESTUDO COMPARATIVO
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v01aov20/1995/PDF/v20n2/v20n2a02.pdf - en.
Localização:BR191.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : HANSEN Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information